quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

REIKI A ENERGIA DO AMOR


Muitas pessoas me perguntam o que é o Reiki.
Vou tentar explicar um pouco do Reiki, das aplicações usadas atualmente e de seus benefícios.

Reiki- Palavra japonesa que como todas as outras tem vários significados mas para conhecimento geral esta palavra de duas outras, REI: espirito, alma, universo. KI: espirito, atmosfera, ser sentimento. O Ki seria o alimento cósmico a energia de vida, o prana a energia CHI, da qual nossa existência necessita para continuar a fluir.

A principal tradução que se usa em português para o REIKI é "ENERGIA DE VIDA UNIVERSAL". Eu particularmente acrescentaria a esta tradução: "ENERGIA DO AMOR".

Esta energia de conhecimento milenar sempre existiu, porém foi sendo captada aos poucos através dos tempos por vários povos, então é importante lembrar que: o Reiki é uma energia tão antiga quanto a própria terra e nossa existência e de todos os seres.
O sistema de cura usado através desta energia também é chamado de Reiki, na verdade o correto seria dizer aplicação de Reiki, que é o termo usado pelos reikianos.

Esta tecnica foi desenvolvida por volta de 1910 quando o mestre japones Mikao Usui, captou esta energia e descobriu como aplica-la em pacientes.

O mestre Usui iniciou alguns alunos, e um deles o Sr. Chujiro Hayashi, fundou uma clínica de aplicação de Reiki em Tóquio, onde trabalhou muitos anos e iniciou muitos discipulos.

Uma das alunas mais conhecidas do Sr. Hayashi é a Sra. Hawayo K. Takata, que foi iniciada na década de 30 no Japão e foi a primeira pessoa a trazer esta técnica ao ocidente. Ela iniciou 22 mestres até 1970 principalmente no Canadá e Estados Unidos. Ela foi a única pessoa conhecida no Ocidente que ensinava Reiki das escolas de Usui.

A sra. Hawayo K. Takata faleceu em 1980 deixando seu legado e seu cargo de Grã-mestra de Reiki para sua neta Phyllis Lei Furumoto, que viajou todo o mundo difundindo e estudando o Reiki, e o dividiu em nove elementos e quatro aspectos.

A Dra. Barbara Ray, Fundadora da The Radiance Technique International Association, antes nomeada de The Reiki Association, também foi aluna da Sra. Takata, mas hoje diz que a técnica que usa é bem diferente do Reiki.

Hoje existem muitos tipos diferentes de Reiki, o Tibetano, o Karuna Reiki, Reiki Cristão o Reiki Xamânico entre outros. Porém todos se derivam de alguma forma da Técnica utilizada por Usui.

Sobre os benefícios:

O Reiki, atua nos sistemas, Físicos, emocional e espiritual, agindo como uma força potencializando a auto cura nestes aspectos.

No físico, ela ajuda a liberar os canais energéticos conhecidos na Medicina Tradicional Chinesa como meridianos, por onde circulam os canais de energia, recuperando o fluxo normal e possibilitando melhora rápida e melhor absorção da terapêutica usada, seja ela natural ou alopática.

No emocional, ajuda a quebrar padrões negativos, pensamentos repetitivos, crenças e dogmas limitadores, conferindo maior habilidade emocional a quem recebe.

No espiritual, faz um elo do passado e presente, reconectando o indivíduo a sua verdade, a sua missão inicial.

É importate também lembrar que o Reiki não é nenhuma forma de hipnose, ou técnica mediúnica, nem psicológica, nem deve ser aplicada por qualquer pessoa. Somente iniciados por um mestre Reikiano podem aplicar.

Os Reikianos são iniciados através de níveis, I, II, III e mestrado. E a partir do nível I o Reikiano já esta habilitado a aplicar em pessoas, animais, plantas, lugares e etc.

Sobre minhas experiências pessoais com o Reiki: sinto-me muito gratificada por ter conhecido e ter a oportunidade de aplicar em mim mesma e em outras pessoas.

O paciente sente-se relaxado, tem suas dores físicas aliviadas, sente novo vigor e energia renovada.

Espero ter esclarecido um pouquinho do que se trata o Reiki, para maiores detalhes, necessitaria de muito mais estudo e conhecimento, esta é somente uma básica introdução no assunto que é riquissimo em pesquisas e detalhes, porém se quizerem perguntar algo a respeito, me coloco a disposição para tentar responder, isso me ajudaria também em minhas pesquizas pessoais.

Namastê






Sem comentários:

Enviar um comentário